Procurador do Estado ministra palestra em universidade na Califórnia

A atuação do procurador do Estado Gabriel Laender em torno da tecnologia de blockchain rendeu a ele convite para ministrar uma palestra na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. O evento, realizado no último dia 24 de janeiro com o tema “Blockchain para políticas públicas: uma avaliação pragmática”, teve como público-alvo professores, alunos e pesquisadores da instituição, mas também foi aberto ao público em geral.

 

Gabriel Laender destaca que a universidade é referência mundial em pesquisa sobre tecnologias de informação e políticas públicas e tem entre seus integrantes o sociólogo espanhol Manuel Castells, um dos maiores e mais influentes intelectuais vivos. “Como essa é minha linha de pesquisa acadêmica, conheço os pesquisadores da instituição há muitos anos. Já estivemos em algumas conferências internacionais juntos. Quando retomei o contato com eles e falei da minha intenção de desenvolver uma pesquisa de pós-doutorado sobre blockchain, fui convidado para falar do assunto na universidade”, conta o procurador do Estado.

 

Ele explica que a palestra, assim como a pesquisa que pretende realizar, têm o objetivo de explorar os projetos de blockchain mais relevantes da atualidade. Além disso, a intenção é avaliar como essas iniciativas inovam para organizar ações coletivas e identificar como são tratados problemas contemporâneos de legitimidade e do devido processo legal.

 

“Sustento a hipótese de que os grupos envolvidos com esses projetos de blockchain estão ativamente engajados na construção de novas utopias para a vida coletiva, e que essas utopias já estão produzindo suas primeiras instituições. Isso é um alento, se pensarmos que o cenário político atual é dominado por visões oriundas da revolução industrial que teve lugar no século XVIII, o que faz com que políticas públicas por vezes sejam baseadas em visões bastante desconexas da realidade da sociedade da informação em que vivemos. Muito do desânimo com o Estado Democrático é resultado dessa desconexão. Por isso, é importante estudar e construir intelectualmente as instituições para o século XXI”, observa o procurador do Estado.

 

Potencial

Pesquisador da área de Tecnologia desde 2001, Gabriel já se apresentou outras vezes fora do país. Participou de conferências na Cidade do México (México), em Lima (Peru), em Washington (EUA) e em Amsterdã (Holanda).

 

Ele ressalta que blockchain é uma tecnologia de registro descentralizado de informações que permite o armazenamento de dados em blocos encadeados criptograficamente. “É uma descoberta que tem grande potencial para mudar e melhorar as relações econômicas. Devemos examinar cuidadosamente essas iniciativas e tentar avaliá-las pelo que são: um laboratório para novas formas de ação coletiva política”, opina.