Procuradores têm participação destacada em Conferência Nacional dos Advogados

Os procuradores de Estado e os dirigentes de entidades representativas da Advocacia Pública têm participado ativamente da programação da XXII Conferência Nacional dos Advogados, que começou segunda-feira (20/10) e prossegue até esta quinta-feira (23/10), no Rio de Janeiro.

Já no primeiro dia, a Associação Nacional de Procuradores de Estado (Anape) realizou reunião do Conselho Deliberativo da entidade, presidido pela procuradora capixaba, Santuzza da Costa Pereira, que também preside a Apes. Em pauta, a mobilização da classe para garantir a tramitação ágil e também a votação de matérias de interesse da Advocacia Pública no Congresso Nacional, como a PEC 82/2007.

Representantes de todas as Associações Estaduais de Procuradores e delegados de várias unidades da federação participaram da reunião do Conselho Deliberativo. Eles também tiveram breve encontro com o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O stand da Associação Nacional também está fazendo sucesso e é grande a movimentação por lá: procuradores de Estado (inclusive do Espírito Santo), de municípios (como Vitória) e advogados da União, além de profissionais da advocacia privada passam pelo local diariamente e conferem a atuação da entidade.

O local também foi palco para o lançamento de publicação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.

O ministro foi responsável pela palestra magna que, após a solenidade de abertura oficial, deu início aos trabalhos da Conferência. Barroso abordou o tema “Estado, Sociedade e Direito: Diagnósticos e Propostas para o Brasil”.

A XXII Conferência Nacional dos Advogados é realizada pelo Conselho Federal da OAB, junto com a OAB-RJ. Reúne quase 20 mil pessoas, no Riocentro, em torno do tema central “Constituição Democrática e Efetividade dos Direitos”.