Procurador do Estado faz palestra sobre arbitragem na administração pública

O procurador do Estado Rafael Induzzi Drews será um dos participantes da Conferência Capixaba de Mediação e Arbitragem, que acontece no auditório da Rede Gazeta, em Vitória, no próximo dia 23 de agosto. No evento, o procurador falará sobre “Resolução de Conflitos na Administração Pública”, destacando o papel da arbitragem para o processo.

 

Segundo Rafael, a arbitragem vem ganhando espaço não só no meio privado, como também na administração pública. E o grande diferencial é o fato de ser especializada e mais ágil que o Poder Judiciário. “Os tribunais estão abarrotados e os processos levam anos. E, ao contrário dos juízes, que são generalistas e julgam milhares de processos com matérias diferentes, os árbitros são especialistas em determinados assuntos, e escolhidos pelas partes”, explica o procurador do Estado.

 

Ainda sobre os benefícios da modalidade, Rafael Drews destaca que a arbitragem beneficia a sociedade porque confere solução ao conflito de forma célere, com segurança jurídica, possibilitando que o gestor possa direcionar as políticas públicas sem esperar por muito tempo. “O advogado público deve estar preparado para essa nova forma de solução de conflitos”, opina.

 

O evento é aberto a empresários, advogados, corretores, administradores, contadores, engenheiros, e demais interessados no tema mediação e arbitragem. Realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), a conferência tem o objetivo de disseminar a cultura da pacificação pelos Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs), difundir conhecimento e promover as práticas relativas à Mediação e Arbitragem.