Dica Cultural – Outubro 2018

Cascais – Capital Europeia da Juventude 2018

A pouco mais de 30km de Lisboa, a cidade litorânea de Cascais, conhecida por muitos como a Riviera Portuguesa, reúne muitos dos charmes de Portugal. Embora a maioria das vezes os turistas reservem apenas um dia de bate e volta à cidade, a dica de hoje é reservar dias de férias para se hospedar e desfrutar do dia a dia nessa cidade que foi eleita Capital Europeia da Juventude 2018.

Primeiro, esqueça se hospedar em um hotel: busque alugar uma casa de modo a ter uma experiência completa de vivência na vila. Por se tratar de uma vila relativamente pequena, com belas paisagens, clima agradável e gastronomia bem diversificada, o melhor meio de locomoção é a pé mesmo. Aliás, fuja dos restaurantes grandes e óbvios situados no centro da vila, que possuem aquela configuração típica para atender turistas em massa. Perca-se pelas ruelas da vila, onde há pequenos, charmosos e encantadores restaurantes e bares, e onde é possível desfrutar dos conhecidos vinhos portugueses.

Em dias ensolarados, pegue uma das bicicletas gratuitas e faça o passeio pela ciclovia da orla de Cascais, que soma ao todo 9km do centro da vila até a Praia do Guincho, fazendo paradas estratégicas na Boca do Inferno para apreciar a vista ou nos bares próximos ao Farol da Guia para refrescar o passeio e comer as iguarias portuguesas.

Além dos pontos turísticos da própria vila de Cascais, de Uber é possível ir visitar cidades e vilas próximas como Estoril, Sintra e até mesmo a capital, Lisboa.

Já diz o ditado popular: “À Cascais uma vez e muitas mais!”

Thaís de Aguiar Eduão Almeida Madruga
Procuradora do Estado