Apes e OAB-ES celebram o Dia Nacional da Advocacia Pública

Com a presença da Diretoria da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (Apes) e de diversos representantes da Advocacia Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Espírito Santo (OAB-ES) realizou uma sessão solene no último dia 11/03, em Vitória, para celebrar o Dia Nacional da Advocacia Pública.

O evento contou com a participação de procuradores federais, estaduais e municipais. O presidente da Comissão de Advocacia Pública e procurador do Estado, Douglas Gianordoli, abriu a sessão.

A principal pauta da tarde foi a defesa dos honorários da advocacia. Participaram da mesa o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk; a vice-presidente, Anabela Galvão; o procurador do Estado e o presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo (APES), Leonardo Pastore; o procurador-chefe da Procuradoria da União no Espírito Santo, Armando Miranda; e o representante da Associação Nacional Procuradores Municipais (ANPM), Américo Mignone.

O presidente da Apes, Leonardo Pastore, cumprimentou a todos os presentes. “Gostaria de saudar o presidente Rizk e a vice- presidente Anabela Galvão. “É importante termos uma estratégia conjunta para lutar pelo bem comum. Parabenizo a OAB pelo evento e peço aos colegas a defesa da nossa causa”, ressaltou Pastore.

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, cumprimentou a todos. “É uma enorme felicidade estar aqui com todos vocês e ver este plenário lotado de representantes da advocacia pública. Eu nunca imaginei um advogado público fora da nossa casa. A Ordem é de vocês e o meu pedido é que frequentem e participem. Tenho um enorme respeito pelo advogado público. Ferir as prerrogativas da advocacia pública é ferir as prerrogativas da OAB também”, disse Rizk.

A vice-presidente Anabela Galvão, que é procuradora municipal, saudou a todos e parabenizou a comissão organizadora por trazer tantos representantes da advocacia pública federal, estadual, municipal e da União. “Somos advogados públicos e vestimos a camisa. O direito pelos honorários será uma grande luta juntamente com o apoio da OAB”, comentou Anabela.

O procurador-chefe da Procuradoria da União no Espírito Santo, Armando Miranda Filho, também comentou estar bastante alegre e agradeceu à OAB. “Agradeço à Ordem por estarmos juntos nessa sessão em um momento em que a advocacia tem sofrido sérios ataques.”, disse

O representante da ANPM, Américo Mignone, também agradeceu a homenagem. Durante a sessão solene, os componentes da mesa assinaram ofícios que serão encaminhados aos parlamentares federais capixabas, objetivando externar o compromisso da OAB-ES com a defesa da percepção dos honorários advocatícios pelos advogados públicos federais, estaduais e municipais.

Na sessão solene, estiveram presentes o procurador do Estado e presidente da Comissão de Direito Tributário, Gustavo Sipolatti; o procurador do Estado e vice-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem, Rafael Induzzi Drews; a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Rosemary Machado de Paula; a vice-presidente da APES, Patrícia David; a secretária-geral da Apes, Érica Pimentel; o procurador-chefe da Escola Superior da Procuradora Geral do Espírito Santo (PGE-ES), Alexandre Nogueira, dentre outros.