“Advocacia Paulista” lembra Waldir Troncoso Peres

“Advocacia Paulista” lembra Waldir Troncoso Peres

Criminalista atuou na PGE por 36 anos, quando se aposentou.

O corpo do advogado criminalista Waldir Troncoso Peres foi sepultado na tarde desta terça-feira, 14 de abril, em sua cidade natal, Vargem Grande Paulista (236 km de São Paulo).

Procurador do Estado aposentado desde 1986, ele atuou no meio jurídico por mais de meio século até 2004, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Troncoso Peres tinha 85 anos e morreu vítima de insuficiência renal no último domingo, no Hospital Albert Einstein.

Nascido em 30 de outubro de 1923, o criminalista foi bacharelado em Direito em 1946, na Faculdade do Largo de São Francisco. Quatro anos mais tarde seria nomeado advogado interino do Departamento Jurídico do Estado (órgão precursor da Procuradoria Geral do Estado). Atuou na Procuradoria de Assistência Judiciária (PAJ), foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp). Aposentou-se na Carreira em agosto de 86.

O livro Advocacia Pública – Apontamentos sobre a História da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (coordenação editorial e texto de Cássio Schubsky; Imprensa Oficial; 405 páginas; 50,00 reais), em suas páginas 186 e 187 traz o registro da passagem dele pela PGE