Dica Cultural – Dezembro 2018

Cânions do São Francisco

 

Graças ao Cânion do Xingó, a cidade de Canindé, no Sergipe, foi colocada no mapa turístico nacional. Isso aconteceu na década de 90, quando foi inaugurada a Usina Hidrelétrica de Xingó que represou o rio São Francisco, culminando no crescimento do leito do rio e, consequentemente, nas formações rochosas em contato com os paredões de montanhas. As águas mornas e extremamente verdes do rio chamam a atenção de quem se aventura pelos passeios.

 

Canindé fica a 200 km da capital Aracaju, o que significa pouco mais de três horas de estrada para quem decidir ir de carro. O caminho, chamado Rota do Sertão, deve ser feito pelas rodovias BR 235 e SE 175. De modo geral, alugar um carro em Aracaju pode ser considerada a melhor opção, já que as estradas até Canindé são bem sinalizadas e o caminho é tranquilo, embora um pouco longo. Além disso, o turista fica com maior mobilidade para se locomover, já que os pontos de saída do passeio podem variar e ainda existem outros atrativos nas proximidades – como Piranhas.

 

Embora algumas pessoas escolham fazer o esquema de bate e volta que é vendido pelas agências de turismo de Aracaju, a minha dica é que se passe duas noites na cidade de Piranhas-AL para que o visitante possa aproveitar os encantos da pequena cidade do interior e curta sem pressa. A minha sugestão de hospedagem é a pousada Pedra do Sino.

 

O passeio de catamarã pelo rio São Francisco tem como destino mais famoso o Cânion do Xingó. O mais conhecido sai do restaurante Karranca’s e dura entre duas e três horas. Para entrar no meio dos cânions e se deparar com um visual ainda mais deslumbrante, existem barquinhos menores que conseguem passar – os catamarãs não entram. A parada é feita na Gruta do Talhado, onde há uma estátua em homenagem a São Francisco, e também em um ponto do apoio, onde os turistas descem e podem mergulhar no rio. Imperdível!

 

Se for passar dois dias, aproveite e faça a Rota do Cangaço, que também tem um passeio de barco saindo de Piranhas e seguindo pelo rio São Francisco na sua parte mais rasa. Ainda leva por uma trilha até o local onde Lampião e Maria Bonita foram emboscados e assassinados com seu bando perto da Grota de Angicos.

 

Outros passeios bem populares na região são a visita guiada pela Usina Hidrelétrica do Xingó e a trilha por terra ao Vale dos Mestres, que passa por três sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de 3 mil anos. Após os passeios, curta a noite nos bares e restaurantes do centrinho de Piranhas.

 

Aproveitem e depois me contem se gostaram!

 

Aline Hardman Dantas

Procuradora do Estado