Recadastramento obrigatório para aposentados e pensionistas começa dia 11 de março

Atenção, procurador do Estado aposentado e pensionista! No dia 11 de março tem início o recadastramento obrigatório do IPAJM (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado).

 

Cerca de 40 mil beneficiários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas deverão se recadastrar. O procedimento é obrigatório e quem não fizer terá o pagamento do benefício suspenso.

 

O processo será realizado em duas etapas: prova de vida presencial, em uma das agências do Banestes, apresentando documento com foto e número funcional; e atualização de dados cadastrais, pela internet, no site www.ipajm.es.gov.br, no banner “Recadastramento 2019”.

 

O período em que os aposentados e pensionistas deverão se recadastrar é determinado pela letra inicial do próprio nome. Quem tem iniciais de A a I terá que fazer a prova de vida e a atualização cadastral entre 11 de março e 10 de maio. Os beneficiários com iniciais de J a M terão de 11 de maio a 10 de julho para se recadastrar, enquanto que o prazo para as pessoas com inicial de N a Z vai de 11 de julho a 10 de setembro.

 

“O recadastramento é obrigatório, está previsto em lei, e é de extrema importância para o IPAJM, pois evita o pagamento de benefícios indevidos, uma vez que o beneficiário precisa comprovar que está vivo. O procedimento possibilita que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários quando, por exemplo, do envio de correspondências, como contracheques, comunicados de decisões e ofícios”, explica o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal.

 

Veja as datas do recadastramento obrigatório:

Nomes com inicial de A a I – 11 de março a 10 de maio de 2019

Nomes com inicial de J a M – 11 de maio a 10 de julho de 2019

Nomes com inicial de N a Z – 11 de julho a 10 de setembro de 2019

 

As etapas:

1- Prova de vida presencial

O beneficiário deve comparecer a uma das agências do Banestes distribuídas por todo o Espírito Santo, com documento de identificação com foto (como carteira de identidade e carteira de habilitação) e número funcional, e se dirigir a um dos guichês de atendimento. Na agência, o aposentado ou pensionista receberá um comprovante, entregue pelo atendente do banco, comprovando a participação nessa etapa.

 

2 – Atualização de dados cadastrais

Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, e entrar no banner Recadastramento 2019. É válido informar que ao final desse processo será emitido recibo para atestar a conclusão da referida atualização.

 

Casos especiais

Os aposentados e pensionistas que residem em outro estado ou país, ou que não podem se locomover a uma agência do Banestes para fazer a prova de vida, ou são incapazes, entre outros casos específicos, devem acessar o site www.ipajm.es.gov, e clicar no banner Recadastramento 2019 para saber como devem se recadastrar.

 

Outra opção é entrar em contato com o teleatendimento do IPAJM nos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Mais informações:

– www.ipajm.es.gov.br, no banner Recadastramento 2019

– Teleatendimento IPAJM: (27) 3201-3180 e 0800-2836640

– Central de Atendimento do IPAJM, localizado na Avenida Cezar Hilal, nº 1.345, Santa Lúcia, Vitória – ES.