Dica Cultural – Novembro 2018

“Antifrágil”

A dica do procurador do Estado Gabriel Laender é o livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o Caos”, de Nassim Nicholas Taleb. O escritor é autor do best-seller “A Lógica do Cisne Negro”, que vendeu mais de 30 mil exemplares no Brasil.

 

“Estou lendo esse livro no momento e trata-se de uma publicação interessante por propor a noção inovadora do oposto do frágil – isto é, coisas que ficam mais fortes diante de estresse – o que o autor chama de antifrágil. Na publicação, ele explica que entender essa característica é útil para lidar com situações de risco e incerteza. É algo para ser aplicado na vida pessoal, nos negócios, no trabalho e em diferentes áreas”, ressalta o procurador do Estado.

 

No livro, o autor proclama a incerteza como algo desejável — e até necessário —, além de propor que as pessoas construam mais coisas resistentes ao imponderável. Faz análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro, decisões que podem mudar uma vida inteira, política, planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina.