A ANAPE discutirá hoje à noite com o dr. Ivan Castro, Presidente da APESP, sobre as Emendas e prioridades para requerer aos Presidentes Estaduais o apoio às Emendas que nos interessam na PEC 210 e 21 que discutem a volta dos quinquênios.
A entidade não convoca no momento os Presidentes e Procuradores fora de Brasília devido à distância da Capital. Em breve, no momento oportuno todos serão convocados a acionar as respectivas bancadas, tanto para aprovação quanto para reprovação de textos que definiremos em conjunto. Os Procuradores do DF que porventura quiserem participar da discussão serão bem vindos. No caso, será a primeira audiência de algumas que virão, não haverá votação alguma, e a ANAPE não deseja mobilizar sua tropo de choque no momento pois há poucos dias reuniu 25 Presidentes em Brasília para discutir o tema que já foi encaminhado, conforme decidido na reunião da entidade.
Amanhã a ANAPE foi convocada para a Audiência Pública sobre a PEC 210 na Câmara dos Deputados, todavia já designou o Presidente da APESP para falar em nome da Classe devido a seu grande engajamento na questão e para distribuição do trabalho. Frisamos que há meses já colocamos no site da entidade que já tínhamos emenda redigida e que foi apresentada.
Aproveito e reitero aos Presidentes que apoiem e o trabalho da APESP que foi oficialmente designada para representar os Procuradores na discussão dos quintos e para coordenar os trabalhos sobre o assunto.
A mobilização será feita no momento oportuno, inclusive a entidade está em conversa com os Presidentes da Associações Estaduais para promoverem pedidos coletivos dos Procuradores aos parlamentares.
Fiquem tranquilos que os interesses da Classe vem sendo defendidos, o deputado Roberto Magalhães iria apresentar a Emenda, da mesma forma que apresentou a do sub-teto e da autonomia, mas achamnos convenientes que fosse apresentada no momento por parlamentar escolhido pela APESP devido a sua luta árdua no tema específico.
O presidente da ANAPE também conversou com o Presidente da Câmara dos Deputados sobre a questão, mas o mesmo disse não acreditar que o tema seja levado a plenário a curto prazo, mas de toda forma os Procuradores incluirão a igualdade com a magistratura e ministério público em todos os textos para no devido tempo a coisa ser encaminhada.
No momento, a ANAPE somente convocará o Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás, Dr. Marcelo Terto para que o mesmo participe de audiência com a senadora Lúcia Vânia, de Goiás, que apresentou emenda na PEC 21 (emenda redigida pelo procurador de sp Thiago Sombra). Cumpre ressaltar que a senador foi a única homenageada com entrega de placa na posse ocorrido da ANAPE em Goiânia no primeiro mandato da atual gestão. Lúcia Vânia é antiga amiga da Carreira e foi a única do PSDB que votou contra a orientação do Líder do Partido à época visando