A Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape) tem nova diretoria eleita: a chapa Novos Rumos foi escolhida pelos procuradores de todo o país no processo eleitoral ocorrido no último dia 16. Os novos diretores tomam posse no dia 21 de junho, em Brasília. O evento já tem a confirmação de representantes de procuradores de quase todos os Estados e de autoridades federais e também dos vários entes da Federação.
O processo eleitoral foi para Diretoria Executiva, Vice-Presidências Regionais, Diretorias e Conselhos Deliberativo, Consultivo e Fiscal. Os procuradores votaram nas urnas nas sedes da Anape e das Associações Estaduais. O resultado oficial foi proclamado em Brasília, no último dia 22, quando os integrantes da chapa vencedora estiveram na Anape, junto com diretores das associações de Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná e do Espírito Santo (fotos).
A Novos Rumos trouxe como candidato à presidência o procurador do Estado de Goiás, Marcello Terto e Silva. O Espírito Santo tem posição de destaque no novo comando da Associação e está representado com a presidente da Apes, Santuzza da Costa Pereira, presidindo o Conselho Deliberativo da entidade nacional. Já o procurador e ex-presidente da Associação Estadual, Gustavo Calmon Holliday, integra o Conselho Consultivo.
Entre as propostas da chapa estão a realização de uma gestão compartilhada, com efetiva participação de toda Diretoria da Anape; o planejamento e a atuação da entidade nacional no âmbito do Congresso Nacional, promovendo ações regulares na interlocução com os parlamentares; além de reformar o estatuto social para adequar a organização administrativa às necessidades da Entidade e de seus associados, especialmente objetivando o cumprimento dos fins institucionais e a concretização da atuação efetiva dos membros eleitos.
Esta foi a primeira vez, na história da Anape, em que houve disputa na eleição. No entanto, o próprio presidente eleito, Marcello Terto, ressalta que não há, no processo, nenhum retrocesso. Para Terto, a disputa mostrou o amadurecimento dos procuradores em todo o país e de suas associações representativas, em busca dos reais valores e objetivos que devem nortear a política institucional e de classe a ser feita pela Associação Nacional.
Legenda:
Integrantes da chapa Novos Rumos e representantes das associações do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Paraná, entre outros estados, estiveram em Brasília, junto ao presidente eleito, Marcello Terto (centro das fotos), acompanhando a proclamação do resultado.