Na primeira semana de dezembro, os dirigentes das Associações de Procuradores de Estado tiveram nova atividade junto ao Congresso Nacional para tratar de temas de interesse da advocacia pública. A presidente da Apes, Santuzza da Costa Pereira, esteve em Brasília e participou da mobilização realizada junto à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para tentar incluir a PEC 452 na pauta da Comissão ainda este ano.
A atividade dos dirigentes das associações estaduais fez parte das ações executadas junto com a Associação Nacional de Procuradores (Anape) na defesa dos interesses dos advogados públicos junto aos poderes instituídos e, principalmente, na tramitação de processos de interesse da classe.
Para reforçar o trabalho, os presidentes das associações se mobilizaram em encontros com parlamentares das suas respectivas bancadas, na tentativa de pautar a PEC ainda em 2011. Nesta linha de atuação, a presidente da Apes teve reuniões com deputados do Espírito Santo, como Cesar Colnago (PSDB), e Lelo Coimbra (PMDB).
Além da mobilização da Câmara, junto à CCJC, os presidentes participaram de uma audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
A presidente da Apes, Santuzza da Costa Pereira, participou da mobilização junto à CCJC, e, junto com o presidente da ANPM, Evandro Bastos, manteve reuniões com parlamentares do ES, entre eles, Cesar Colnago.