Agesandro da Costa Pereira, um exemplo para todos

A Apes faz uma justa homenagem ao procurador do Estado aposentado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Agesandro da Costa Pereira, que faleceu no fim de maio. Exemplo de homem público e de profissional, ele foi uma figura importante no combate à corrupção e ao crime organizado no Espírito Santo no final dos Anos 90.

 

Deixou também a sua contribuição direta para a Apes, ao atuar como vice-presidente da Associação entre 1984 e 1986, exatamente na primeira gestão da instituição. Ao lado de Aroldo Limonge, eleito presidente na época, eles deram o pontapé para transformar a Apes no que ela é hoje.

 

“Dr. Agesandro participou da fundação da Associação que presido hoje, o que, para mim, é uma honra. Seu trabalho em prol da Advocacia Pública é reconhecida por todos, e o auditório da Apes leva o seu nome. Foi uma alegria muito grande vê-lo na primeira fila do auditório da PGE na comemoração do Dia do Procurador do Estado, em 14 de março deste ano, e ter a oportunidade de saudá-lo diante todos os presentes. Na ocasião, registrei, especialmente para os mais jovens, a necessidade de mantermos viva as lições daqueles que não medem esforços para a construção do bem coletivo, mesmo que isso desagrade pessoas poderosas”, ressalta Leonardo Pastore.

 

Ainda segundo o presidente da Apes, Dr. Agesandro tem uma história de vida marcada pela defesa irrestrita da ordem jurídica, tendo demonstrado sua impavidez e seu compromisso profissional no exato instante em que as instituições capixabas sofriam num ambiente nada republicano. “Estive com ele algumas semanas antes de seu passamento numa reunião na Apes com todos os aposentados da casa. Mesmo demonstrando alguma fragilidade física, nos brindou com palavras que enalteciam os procuradores, na linha da valorização da advocacia e, em especial, dos advogados públicos. Deixará saudade”, completa.